Nesse espaço
Canadá & Regiões
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Canadá: cultural por execelência
08/05/2008
Para uma boa viagem durante as férias do meio do ano, uma das opções recomendáveis é o Canadá. Aproveitando a alta estação canadense, o turista brasileiro encontrará muitos motivos para carimbar o passaporte para a América do Norte. Além do aniversário de 400 anos de Québec (comemorado em junho), cidade histórica de origem francesa que recebe por ano 40 mil imigrantes, o visitante tem como dica de entretenimento o Festival Internacional de Jazz de Montreal, entre 26 de junho e 6 de julho. O evento contará com 500 concertos, sendo, pelo menos, 350 gratuitos e ao ar livre.
De acordo com o economista brasileiro Diogo Gianini, que há um ano trocou Recife por Montreal, junto com a esposa Juliana Chaves, esse é um dos melhores eventos da cidade. “No centro, os shows começam às 12 horas e vão até meia-noite, em diversos palcos. Tem a parte paga, nas salas de espetáculos. Este ano, Aretha Franklin estará aqui, mas tocará em sala fechada. Todos os ingressos para o show já estão vendidos”, conta.
IMIGRAÇÃO – O brasileiro comenta que o governo canadense oferece todas as condições não só para o turista, mas para o imigrante que pretende viver no país regularmente. “Os brasileiros estão em alta no conceito do Québec, o escritório de imigração deles na América Latina, inclusive, mudou de Buenos Aires para São Paulo”.
Antes de embarcar, a dica de Diogo é buscar informação. Ele adianta que estar no Canadá é, de fato, entrar em contato com uma sociedade muito desenvolvida. “As diferenças são muitas e os preconceitos caem por terra; apreendemos a utilizar a bicicleta como meio de transporte, a sermos mais ecológicos, economizar energia, levar sacola para o mercado, utilizar a biblioteca pública. São pequenas coisas que fazem a diferença no conjunto da sociedade”, comenta Diogo.
Canadá: primeiro do mundo em desenvolvimento humano
A Tarde Online
07/05/2008
A organização do Canadá é surpreendente e permeia a história do país desde o início. Todos os anos, no dia 1º de julho, é comemorado o Dia do Canadá, pois, nesta data, no ano de 1867, deu-se a criação oficial do país com a união das províncias de Ontário, Québec, Nova Scotia e New Brunswick. A partir daí, a celebração passou a acontecer todos os anos.
Logo depois da sua participação na I Guerra Mundial, em 1919, o Canadá entrou para a lista da Liga das Nações, como membro autônomo, mas somente em 1931 conquistou a independência, a partir do Estatuto de Westminster. Primeiro lugar entre os países com mais alto Índice de Desenvolvimento Humano do mundo, como indica o relatório da ONU de 1997, o país está situado entre os Estados Unidos e o Ártico. Dizem os canadenses, aliás, que o Canadá é “os Estados Unidos que deram certo”. Ou seja, o máximo de desenvolvimento com o máximo de qualidade de vida. Sua economia é uma potência: existem reservas de petróleo, o país lidera a produção mundial de zinco e urânio e ainda possui um solo rico em potássio, gás natural, níquel e alumínio.
NATUREZA – O clima é variável e as quatro estações são bem definidas, com temperaturas de 32° C no verão e 30° C negativos no inverno. O Canadá tem extensas áreas selvagens, cadeias de montanhas além de infra-estrutura moderna para o turismo. Sete regiões formam o país: Costa do Pacífico, Cordilheira, Pradarias, Escudo Canadense, Grandes Lagos (região do Rio São Lourenço), províncias do Atlântico/ Apalaches e Ártico. São dez províncias e três territórios distribuídos em uma área de 9.970.610 km².
A capital é Ottawa, que fica na província de Ontário. Um censo de 1999 estimou a população em 30,4 milhões, dos quais, 80% moram cidades. Somente Toronto, Montreal e Vancouver concentram 34% desse número, de acordo com o censo realizado no ano de 2002. As famílias são formadas, em grande parte, por três pessoas e a expectativa de vida é de 82 anos para a mulher e de 76 anos para o homem. Já, no quesito renda per capita, o país ocupa a sexta posição no ranking, ficando atrás dos Estados Unidos, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Japão.
O Canadá é um país prioritariamente cristão, com 43,6% da população católica e 29,2% protestante. Mas há também adeptos de outras religiões como judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo.
É cada vez maior o interesse de brasileiros pelo Canadá. Uns acham que o país oferece condições para ganhar muito dinheiro. Já outros querem mesmo conhecer apenas para curtir o turismo. Seja como for, antes de embarcar, existem hoje vários meios, na internet, para se conhecer melhor o país. Os sites http://www.grupobrasil.ca/; http://www.brazilcanada.com/port/index.html e http://www.vidaencanada.com/ são um bom começo para isso.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Cultura Canadense
- Os povos aborígenes que viviam no Canadá antes da chegada dos primeiros europeus construíram os primeiros pilares da história e cultura.
- Cada nação aborígene possuía sua cultura, idioma e história. Muitas destas nações ainda existem no país.
- Suas atividades baseavam-se na caça e pesca e acreditavam fortemente na natureza, atribuindo que sua existência dependia dela.
- Hábeis costureiros, usavam plantas para fazer roupas e outros utensílios.
- Em 1971 o Canadá adotou oficialmente a política de multiculturalismo.
- Todas as culturas são consideradas igualmente importantes e são valorizadas igualmente.
- A colinização Européia teve um papel importante na base da cultura do Canadá.
- Tem alta influência da cultura e tradição da Inglaterra e França.
- Devido a proximidade com os Estados Unidos, também foi pesadamente influenciada pela cultura americana.
- A mídia moderna - jornais, televisão, rádio e música, fizeram dos Estados Unidos a maior fonte de influência sobre a cultura canadense.
Economia Canadense
Economia
- O produto interno bruto do Canadá é de cerca de 1,1 trilhão de dólares, um dos mais altos do mundo.
- Com uma sociedade industrial influente e de alta-tecnologia.
- Sistema econômico orientado pelo mercado, modelo de produção e os altos padrões de vida.
- Desde 2001, o Canadá possui a melhor performance econômica dos países da G8.
- A economia do Canadá é baseada no capitalismo.
- Favorecido pela proximidade aos Estados Unidos, e através do tratado de FTA (Acordo de Livre Comércio dos EUA e Canadá em 1989).
- Posteriormente a NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte de 1994, que levou à inclusão do México ao FTA).
- Existem três bolsas de valores no Canadá, uma em Toronto - a principal do país - uma em Montreal e uma em Vancouver.
- O centro financeiro do Canadá é Toronto.
Distribuição do PIB
- O setor primário do Canadá - agricultura, pesca e silvicultura - é responsável por 3% do PIB do país.
- O setor secundário - manufatura, construção e mineração - responde por 30% do PIB.
- A manufatura de produtos industrializados é responsável por 18% do PIB do Canadá.
- Construção é responsável por 5% do PIB, empregando 820 mil pessoas, e a mineração por 4% do PIB e emprega cerca de 285 mil pessoas.
- A maior parte do PIB do Canadá provém de seu setor terciário - comércio e serviços, que são responsáveis por 67% do PIB.
- Serviços comunitários e pessoais são responsáveis por 22% do PIB, e empregam 5,7 milhões de pessoas,
- O setor financeiro e imobiliário responde por 19% do PIB do país, empregando cerca de 870 mil pessoas.
- Já o comércio por atacado e varejo responde por 11% do PIB do Canadá, gerando aproximadamente 2,3 milhões de postos de trabalho.
Curiosidades
- Ocupa metade do território da América do Norte.
- É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia.
- Sua divisa limita-se apenas aos Estados Unidos ao Sul e a Noroeste, onde faz divisa com o estado norte-americano Alaska.
- O regime político do Canadá é uma democracia parlamentar, constituída por 10 províncias e 3 territórios.
- O significado de Canadá vem da palavra iroquesa KANATA-TON, que significa "Vilas" ou "Pequenas casas".
- No dia 1 de julho de 1867 o Canadá teve sua independência em relação ao Reino Unido.
Através da união de três colônias britânicas, o Canadá (atual Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia. - Após a independência continuou a ser controlado pelo Reino Unido até 1931, quando o país conseguiu sua soberania.
- Qualquer poder que o Reino Unido possuía sobre o Canadá se deu por fim através do Canada Act, medida instituída em 1982.