Nesse espaço

Aqui você encontrará informações e links de empregos no Canadá, informações sobre a cultura, compras, o trabalho e a econômia canadense. Esse espaço é para conversas sobre esse país que nos deixou apaixonados e completamente motivados para viver definitivamente no seu solo. Esperamos que as informaçoes daqui sejam úteis.

Canadá & Regiões

Canadá & Regiões

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Canadá: primeiro do mundo em desenvolvimento humano

A Tarde Online

07/05/2008

A organização do Canadá é surpreendente e permeia a história do país desde o início. Todos os anos, no dia 1º de julho, é comemorado o Dia do Canadá, pois, nesta data, no ano de 1867, deu-se a criação oficial do país com a união das províncias de Ontário, Québec, Nova Scotia e New Brunswick. A partir daí, a celebração passou a acontecer todos os anos.
Logo depois da sua participação na I Guerra Mundial, em 1919, o Canadá entrou para a lista da Liga das Nações, como membro autônomo, mas somente em 1931 conquistou a independência, a partir do Estatuto de Westminster. Primeiro lugar entre os países com mais alto Índice de Desenvolvimento Humano do mundo, como indica o relatório da ONU de 1997, o país está situado entre os Estados Unidos e o Ártico. Dizem os canadenses, aliás, que o Canadá é “os Estados Unidos que deram certo”. Ou seja, o máximo de desenvolvimento com o máximo de qualidade de vida. Sua economia é uma potência: existem reservas de petróleo, o país lidera a produção mundial de zinco e urânio e ainda possui um solo rico em potássio, gás natural, níquel e alumínio.
NATUREZA – O clima é variável e as quatro estações são bem definidas, com temperaturas de 32° C no verão e 30° C negativos no inverno. O Canadá tem extensas áreas selvagens, cadeias de montanhas além de infra-estrutura moderna para o turismo. Sete regiões formam o país: Costa do Pacífico, Cordilheira, Pradarias, Escudo Canadense, Grandes Lagos (região do Rio São Lourenço), províncias do Atlântico/ Apalaches e Ártico. São dez províncias e três territórios distribuídos em uma área de 9.970.610 km².
A capital é Ottawa, que fica na província de Ontário. Um censo de 1999 estimou a população em 30,4 milhões, dos quais, 80% moram cidades. Somente Toronto, Montreal e Vancouver concentram 34% desse número, de acordo com o censo realizado no ano de 2002. As famílias são formadas, em grande parte, por três pessoas e a expectativa de vida é de 82 anos para a mulher e de 76 anos para o homem. Já, no quesito renda per capita, o país ocupa a sexta posição no ranking, ficando atrás dos Estados Unidos, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Japão.
O Canadá é um país prioritariamente cristão, com 43,6% da população católica e 29,2% protestante. Mas há também adeptos de outras religiões como judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo.
É cada vez maior o interesse de brasileiros pelo Canadá. Uns acham que o país oferece condições para ganhar muito dinheiro. Já outros querem mesmo conhecer apenas para curtir o turismo. Seja como for, antes de embarcar, existem hoje vários meios, na internet, para se conhecer melhor o país. Os sites http://www.grupobrasil.ca/; http://www.brazilcanada.com/port/index.html e http://www.vidaencanada.com/ são um bom começo para isso.

Nenhum comentário:

Temperaturas

Temperaturas
Temperaturas médias ao longo do ano no Canadá